Alergia na pele: especialista passa orientações sobre irritações, alergias cutâneas e a diferença entre as disfunções de pele e ativação de circulação.

Entenda a diferença entre alergia na pele, irritações ou ativação de circulação para ter um melhor cuidado com a pele.

O rosto é a região do corpo que tem mais chances de manifestar reações irritativas e alérgicas. A alergia na pele pode surgir devido à frequente exposição de substâncias químicas potencialmente nocivas para peles mais sensíveis, como por exemplo: maquiagens sintéticas, perfumes, filtro solar químico, hidratantes, sabonetes, tônicos e, até mesmo, a diária exposição solar.

Pelo fato dessa região da pele se concentrar uma maior quantidade de anexos como glândulas sebáceas, sudoríparas e pelos - que funcionam como ótimas vias de absorção desses alérgenos – é necessário ainda mais cuidado no dia a dia. É comum a região apresentar quadros de acne vulgar, rosácea, dermatite seborreica, entre outras condições crônicas e recorrentes que podem piorar devido à fatores externos como estresse, altas temperaturas, clima seco ou quente e úmido e substâncias irritantes.

A pele ao redor dos olhos e do pescoço são ainda mais delicadas e necessitam de um cuidado apropriado para evitar irritações e alergias nessas áreas, inclusive na utilização de produtos aplicados à distância como esmaltes e perfumes. Os sintomas mais comuns em peles irritadas ou alérgicas são vermelhidão e erupções cutâneas.

Uma alternativa indicada para pessoas com pele sensível, alérgicos ou com problemas de pele crônicos é buscar produtos naturais com ingredientes menos alergênicos, que proporcionam maior cuidado com a pele. Até mesmo um ingrediente não sintético e de origem natural, orgânica ou vegetal pode causar alergias de contato ou irritativas em pessoas predispostas, mesmo que menos frequente quando comparado com outras substâncias comuns em cosméticos tradicionais.

Diferença entre alergia na pele, irritações e ativação de circulação

A alergia na pele ocasionada pela dermatite de contato, geralmente pode surgir após um período de uso do produto e tende a se agravar cada vez que a pessoa entra em contato com a substância causadora da alergia. Este quadro pode ser comprovado com testes cutâneos (patch test), usado no diagnóstico da dermatite de contato alérgica.

Já a alergia na pele causada por irritante primário, desencadeia uma reação imediata ou apenas algumas horas após a utilização do produto, mesmo tendo sido usado uma única vez. Este quadro é difícil de ser diferenciado de uma piora de uma dermatite preexistente, por exemplo, quando uma pele já sensibilizada por uma rosácea ou dermatite atópica, podendo subitamente piorar por causas externas que não tenham relação direta com nenhum produto utilizado, como estresse, clima, alimentação, bebidas alcoólicas, entre outras.

Se houver a persistência de uma aparente piora da pele do rosto usando um novo produto cosmético, interrompa imediatamente o seu uso e faça um período de teste aplicando por cinco a dez dias o mesmo produto em outro local do corpo, por exemplo: nuca ou lateral do pescoço. Se ocorrer irritação nesta nova área, o produto pode estar causando alergia de contato e um teste alérgico pode confirmar a suspeita.

Após contato com a pele, alguns ingredientes mais ativos podem causar sensações transitórias, como leve ardência, sensação de coceira e até vermelhidão nas peles mais sensíveis sem caracterizar uma alergia. Ativos sintéticos que geralmente causam alguma irritação na pele mesmo que transitórias são os ácidos glicólico, salicílico, retinóico, etc. Sua ação rejuvenescedora ocorre em parte pela agressão na pele causando descamação e vermelhidão variável e, consequente, renovação celular.

Ativos naturais como as argilas e alguns óleos essenciais ativam a microcirculação cutânea, ocorrendo também uma vermelhidão e sensação de coceira ou ardência da pele. Esta sensação, semelhante à de uma alergia ou irritação, tende a ser leve e temporária, podendo durar alguns minutos ou até duas horas.  Esse processo é positivo realiza a renovação celular e proporciona o estimulo de produção de colágeno.

Cada vez que utilizar algum produto na pele observe como ela irá reagir, assim como a evolução da mesma. Se ainda ficou com dúvidas e quer mais orientações procure um especialista em dermatologia para conhecer alternativas quanto ao cuidado com a pele. 

Patricia Silveira,
CRM 5269733-2
Especialista em Dermatologia  SBD– RJ
@dermagreen

Ler artigo completo
CompartilharPublicado em 24 de Outubro de 2017
Dicas da Dermato
A BIOART COM TODO SEU AMOR E ALEGRIA LEVA BELEZA E SAÚDE PARA PACIENTES DURANTE E PÓS TRATAMENTO DO CÂNCER!

CUIDADOS DA PELE NO TRATAMENTO DO CÂNCER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O câncer é uma doença cujo tratamento pode afetar negativamente a nossa pele por diversos fatores como o nutricional e o emocional por exemplo. Além disso, a radioterapia é uma forma terapêutica comum de vários tipos de câncer como o de mama, tireoide e ósseos e é frequente o efeito colateral desta terapia,  na qual a pele irradiada apresenta sinais de dermatite agudos e crônicos no decorrer do processo.

O sinais de radiodermatite aguda podem surgir a partir da  3ª a 5ª sessão, com vermelhidão mais permanente (alteração vascular inflamatória) e inchaço da pele irradiada e com ardência variável. A hidratação da pele desde o início e durante o tratamento parece ser um fator de prevenção eficaz da radiodermatite. O tabagismo e o uso de terapia hormonal contra o câncer durante as sessões de radioterapia aumentam este risco, por isso aproveite para parar de fumar e focar na alimentação de qualidade.

Nesta fase mais aguda (pele vermelha e sensível) podemos usar alguns produtos que ajudem a reduzir a fase inflamatória e sensível da pele como os que contem Camomila e Aloe vera por exemplo.

PRODUTOS INDICADOS

ÁGUA FLORAL BIONUTRITIVA aplicar gelada e deixar absorver na pele 3 vezes ao dia.

BARRA DE TRATAMENTO TONIFICANTE  para lavar a região no banho sem ressecar ou irritar mais a  pele.

MÁSCARA CALMANTE BIONUTRITIVA pode ser aplicada misturada com um hidratante de preferência ou com o PRIMER BIONUTRITIVO PELE SECA , melhorando a espalhabilidade da máscara na região afetada.

No caso de radiodermatite intensa com bolhas e descamação acentuada, não utilize nada sem a indicação do médico responsável.

Na fase crônica, após o fim das sessões de radioterapia e recuperação inicial da pele, observamos um escurecimento da pele irradiada e uma rigidez ou endurecimento local, pois a derma cicatriza sofrendo atrofia variável e hiperpigmentação pós inflamatória que é super comum.

Alguns produtos que contenham óleo de rosa mosqueta e outros óleos vegetais puros serão úteis e uma leve massagem na região ajuda na penetração destes ativos.

BARRA DE TRATAMENTO TONIFICANTE  para limpeza.

MÁSCARA REGENERADORA BIONUTRITIVA rica em óleo de rosa mosqueta e óleo de castanha do Pará pode ser diluído com o PRIMER BIONUTRITIVO PELE SECA como hidratante diário.

CREME FACIAL BIORESVERATROL  pode ser usado para regiões com pigmentação residual (pele manchada) sem sensibilidade, pois é rico em resveratrol com ação antioxidante, óleo de oliva e de semente de uva, que atuam hidratando e melhorando a textura da pele e argila roxa  que ativa a circulação ajudando no clareamento da pele e na recuperação das fibras colágenas.

É sempre bom lembrar que faz parte de todo tratamento: bom humor e pensamento positivo!! Deixa todo percurso a ser seguido muito mais leve!!

Dúvidas sobre o tema ou sugestões, nos pergunte, estamos juntos nesta causa!  

Ler artigo completo
CompartilharPublicado em 05 de Abril de 2017
Dicas da Dermato
VITILIGO: PRODUTOS PARA TRATAMENTO

O Vitiligo é uma dermatose crônica de pele, genética, não infecciosa nem transmissível, caracterizada por manchas claras despigmentadas na pele, geralmente simétricas, de diferentes tamanhos e assintomáticas e que podem surgir em qualquer idade ao longo da vida .

Tem muita relação com aspectos emocionais, traumas e estresse agudo ou crônico, sendo comum a piora da doença em fases estressantes e associado à perdas afetivas ou dificuldades financeiras .

Como as manchas podem acometer o rosto causando baixa auto estima , é importante a maquiagem corretiva no dia a dia, que além de camuflar as manchas tem ação de fotoproteção, tão necessária uma vez que as áreas são sensíveis à radiação UV por não possuírem ou possuirem pouco pigmento de melanina .

Produtos como a Camomila, a Copaiba e o Óleo de rosa mosqueta são indicados pois sua ação anti inflamatória e calmante ajudam reduzindo o estresse oxidativo celular evidente em doenças de pele fotossensiveis como o vitiligo .

 

SÃO PRODUTOS INDICADOS PARA A PELE COM VITILIGO:

ÁGUA FLORAL BIONUTRITIVA (capim limão + extrato de camomila)

MÁSCARA DETOX BIONUTRITIVA (argila verde + copaiba)

MÁSCARA REGENERADORA BIONUTRTIVA (argila rosa + castanha +rosa mosqueta)

BASE LÍQUIDA BIONUTRITIVA: (super clara, clara, média, média escura e escura);

CORRETIVO BIONUTRITIVO (claro, universal e escuro)

 

DICAS PARA O CONTROLE DO VITILIGO:

O equilíbrio emocional e a busca do autoconhecimento através de práticas como psicoterapia e meditação e a atividade física regular devem ser priorizadas no controle das psicodermatoses como é o caso vitiligo.

 

Fale com seu dermatologista. 
 
Patricia Silveira,
CRM 5269733-2
Especialista em Dermatologia  SBD– RJ
@dermagreen

Ler artigo completo
CompartilharPublicado em 21 de Março de 2017
Dicas da Dermato
PELE OLEOSA NO VERÃO: MÉTODOS DE CONTROLE COM BIOART

BIOBOX DERMAGREEN PELE OLEOSA NO VERÃO

Você já pensou assim...agora chegou o verão e eu vou derreter! Então com certeza você tem pele oleosa e ainda não sabe como controlar de forma saudável o seu tipo de pele, mas após estas dicas da Dra. Patricia Silveira dermatologista amiga e parceira da Bioart isto não será mais um pensamento habitual.

Confiram as dicas e aproveite as maravilhas desta estação:

A pele oleosa é uma condição genética, mas que também se relaciona com a idade da pessoa. Peles mais jovens são mais oleosas (a oleosidade surge na adolescência) e conforme envelhecemos, nossas glândulas sebáceas vão produzindo menos oleosidade. 

O clima também interfere na produção de óleo pela pele. Climas frios e secos fazem com que a pele fique mais seca, e no clima úmido e quente ela fica mais oleosa.
Lavar muito o rosto ou usar produtos muitos adstringentes com o objeto de remover a oleosidade da pele promove um efeito rebote onde a pele aumenta sua produção de óleo pra repor o que foi removido com mais rapidez.

Atualmente a abordagem da pele oleosa nos permite utilizar alguns produtos que contêm determinados óleos que ajudam no controle de infecções bacterianas e na melhora da acne ou seborreia. Dentre elas temos o óleo de Copaíba e o óleo de Melaleuca, presente nos produtos antiacne naturais. Estes óleos essenciais atuam equilibrando a produção de óleo pela pele e reduzindo a inflamação causada por micro-organismos da própria flora cutânea.

As argilas também são excelentes aliadas às peles oleosas, elas funcionam como excelentes adsorventes da oleosidade da pele, promovendo um efeito secativo natural. Usar produtos de argila na pele oleosa é uma ótima forma de minimizar o brilho durante o dia, sem o temido efeito rebote. 

Pensando em vocês que criamos junto a Dra. Patricia a Biobox Dermagreen: PELE OLEOSA NO VERÃO!

 

BIOBOX DERMAGREEN PELE OLEOSA NO VERÃO

CONFIRA OS PRODUTOS:

•    MÁSCARA DETOX BIONUTRITIVA: com argila verde e copaíba, desintoxica e equilibra a pele oleosa ou acneica sem ressecar. Pronta para usar e possui refil!
•    PRIMER BIONUTRITIVO PELE OLEOSA: ideal para uso diário com ingredientes equilibrados para proporcionar uma pele sequinha.
•    PÓ FACIAL BIONUTRITIVO: com filtro solar físico, feito a base de tapioca e argila, disponível nas cores super claro, claro, médio, médio escuro e escuro.
•    MÁSCARA PEELING DE CRISTAIS NATURAIS: argila verde, copaíba e cristais de quartzo, esfoliação sem agredir e a pele.

COMO USAR:

DIA
Aplique o Primer Bionutritivo para pele oleosa e em seguida o Pó Facial Bionutritivo, que deve ser reaplicado durante o dia sempre que desejar. Ele funciona como uma barreira contra o sol e ainda absorve a oleosidade da pele pela sua alta concentração de argila e tapioca. 
O Primer e o Pó Facial também podem ser misturados antes da aplicação no rosto, na proporção de 2 partes de primer e 1 de pó mineral para o rosto e pescoço.

NOITE
Aplique a Máscara Detox (preferida da Dra. Patricia) como um hidratante para dormir, ou seja em uma camada super fina ( por 5 a 7 vezes na semana). Retirar no dia seguinte o excesso com a Barra de Tratamento Detox.

Se tiver espinhas inflamadas coloque uma camada extra sobre as espinhas de Máscara Detox... Evite usar nas pálpebras e perto de lábios, pois ficarão ressecados.

Fale com seu dermatologista. 
 

Patricia Silveira,
CRM 5269733-2
Especialista em Dermatologia  SBD– RJ
@dermagreen
 

Ler artigo completo
CompartilharPublicado em 18 de Janeiro de 2017
Dicas da Dermato
BIOART SOS PELE QUEIMADA: SAIBA COMO SE CUIDAR E ALIVIAR AS QUEIMADURAS

BIOBOX DERMAGREEN: SOS PELE QUEIMADA

Lindas e lindos vocês estão se protegendo? Muitas vezes na busca pela cor do verão, muita gente deixa de se cuidar. 

Estão atentos aos horários saudáveis de exposição solar? A Dermatologista Dra. Patricia Silveira nos deu dicas importantíssimas, confiram...

A exposição solar deveria ser super controlada no verão, quando os raios ultravioletas estão mais fortes, ficando nos horários antes das 10h e depois das 17h, sempre com filtro solar mínimo FPS 30 que deve ser reaplicado a cada 3h.

A pele se queima porque não tem defesa suficiente contra esta radiação solar toda. Peles brancas queimam mais que as negras que possuem um protetor natural chamado melanina que dá cor escura à pele . 

Peles morenas vão se bronzeando conforme a pele fica exposta à radiação, mas ainda assim sofrem queimadura solar (ardência, descamação, microbolhas) se não evitam os horários de sol mais forte e não fazem o uso adequado do filtro solar .

Peles muito brancas raramente se bronzeiam. Ficam rosadas mesmo com o filtro solar e rapidamente retornam a cor natural . São as mais sensíveis às queimaduras solares.

Chapéu, boné, óculos de sol e roupas com Proteção UV são adicionais ao fotoprotetor e não substitutos.

O melhor filtro solar é aquele que você usa de verdade!!! Que tem uma cosmética agradável e vai de acordo com o seu orçamento (filtros solares não devem ser economizados na hora da aplicação, pois uma menor quantidade implica num FPS menor do que a indicação do rótulo.

O filtro solar mais saudável para pele é o filtro físico mineral, que promove uma camada protetora na superfície da pele e bloqueia a absorção da radiação solar pela pele. São os mais indicados pra crianças e bebês, para peles sensíveis e alérgicas, e para quem faz esportes ao ar livre, pois são mais resistentes ao suor e água.

A queimadura solar é o principal fator para câncer de pele chamado de não-melanoma. Há dois tipos básicos de câncer de pele, os não-melanoma, geralmente das células basais ou das escamosas, e os melanomas, que têm origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina. Seu tratamento mais eficaz é cirúrgico e deixa cicatrizes em áreas expostas como rosto, colo, ombros e costas. A melhor forma de prevenção é o controle da exposição solar principalmente no verão, evitando as queimaduras solares sempre. Pele rosada ou vermelha queimada do sol, não é saudável, pois isto decorre de um processo inflamatório com liberação de radicais livres que afetam a resistência da pele, imunidade e favorece o envelhecimento precoce.

Pensando no seu bem estar nós juntamente com a Dra. Patricia montamos uma Biobox Dermagreen chamada de SOS PELE QUEIMADA:

BIOBOX DERMAGREEN: SOS PELE QUEIMADA

CONFIRA OS PRODUTOS:

  • ÁGUA FLORAL BIONUTRITIVA: Com capim limão e camomila, hidratante, calmante e demaquilante que refresca!
  • MÁSCARA CALMANTE BIONUTRITIVA: com argila roxa com açaí e andiroba orgânicos nutre, hidrata, calmante, ativa a circulação e estimula a síntese de colágeno.
  • BARRA TONIFICANTE: argila roxa com lavanda, tonifica e ativa a circulação da pele e do couro cabe ludo!

COMO USAR:
Borrife a Água Floral Bionutritiva gelada na pele sensibilizada pelo excesso de sol.  Com a pele ainda molhada aplique a máscara de argila roxa , espalhando em toda área, reaplique a água floral varias vezes para ajudar neste processo. Deixe a pele absorver e repita a aplicação de máscara em 3- 5 minutos novamente. Deixe agir por 25 min e remova o excesso com água e a Barra Tonificante. A Água Floral pode ser usada gelada na pele sempre que necessário. No verão, proteja crianças e idosos do sol forte das 10-17hs. Use sempre filtro solar e beba bastante água.

Patricia Silveira,
CRM 5269733-2
Especialista em Dermatologia  SBD– RJ
@dermagreen


 

Ler artigo completo
CompartilharPublicado em 18 de Janeiro de 2017
Dicas da Dermato

Sobre a bioart

Soraia Zonta, founder e CEO da Bioart Biocosmetics, por ter pele sensível e alérgica, transformou uma necessidade pessoal aliada a sua paixão pela natureza em um negócio repleto de ecologia, amor e arte. A Bioart é pioneira no mundo a criar maquiagens a base de argilas puras e ingredientes biomiméticos que tratam e embelezam a pele.Livres de toxinas, parabenos, fragrâncias sintéticas, corantes sintéticos, glúten e qualquer ingrediente prejudiciais à saúde. Temos fábrica própria onde criamos e desenvolvemos produtos inovadores com tecnologia verde com sustentabilidade e verdade. São produtos naturais, orgânicos e 100% veganos.

MISSÃO BIOART

Proporcionar  beleza natural, e orgânica, saúde e bem estar de forma autentica e sofisticada preservando os princípios de sustentabilidade ecológica e socio- ambientais.

VISÃO BIOART

Ser reconhecida como uma marca de referência nacional e internacional a ofertar produtos de beleza natural, que realmente tratam a pele e levam saúde e bem estar de maneira natural, orgânica e vegana até 2020.

VALORES BIOART

Beleza natural e ecologicamente correta, proporcionando vida saudável, bem estar e sustentabilidade ambiental e social.

Sobre a Bioart
Receba novidades exclusivas por e-mail.